JUNTA-TE À CONVERSA

Filmmaking

SHARE

link copiado

É do convite do festival Tremor a Sam the Kid que surge um projeto único que junta jovens rappers de vários pontos dos Açores e a Orquestra da Escola de Música de Rabo de Peixe.


Ao longo de uma semana, acompanhamos de câmara na mão, a junção destes dois mundos no auditório de uma escola em Rabo de Peixe. Neste encontro improvável, foram co-produzidos arranjos orquestrais de músicas originais do grupo de rappers, numa troca mútua entre dois géneros que raramente se ligam, especialmente neste contexto local.


Prestou-se também uma homenagem sentida a Sandro G, rapper açoriano pioneiro onde cada um dos selecionados escreveu um verso para a música “Eu Não Vou Chorar”, da qual se manteve apenas o refrão e o arranjo musical.

Durante este tempo conseguimos perceber a variedade de géneros que estes artistas exploram, desde o trap ao hip hop old school. A diversidade era igualmente visível nas correntes, dialetos e expressões, também pelo facto de alguns artistas serem de outras ilhas.


"Há diferença entre um rapper da zona do topo da ilha de S. Jorge ou um rapper da zona das Velas, quanto mais de ilha para ilha.


A sua pronúncia, o seu calão, os sítios que conhece, a maneira de ser das pessoas muda muito, e isso reflete-se muito no espírito, na atitude de cada rapper."

NTK — rapper de São Jorge.

Apesar das diferenças de géneros, experiências e origens dos diversos rappers presentes, um espírito familiar permeou toda a colaboração. Este sentimento de união atingiu o seu auge num concerto final, onde o espírito foi refletido numa plateia repleta de amigos, família e outros rappers também de Rabo de Peixe.

Outros em

Filmmaking

VER TODOS

CANAL180 NA TUA CAIXA DE CORREIO

Junta-te à nossa newsletter para ficares a par de futuros conteúdos e projetos!

COM O APOIO DE

Como é que é, Rabo de peixe?
canal180.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile