in collaboration with
SHARE
link copiado
Esta foi a segunda vez que viajámos para Amesterdão para vermos as fotografias a serem apresentadas nas várias galerias de todo o mundo expostas na exposição Unseen. Pela segunda vez também, uma nova secção - Unbound - deu lugar às obras que vão além da própria fotografia, que exploram novos conceitos, misturando diferentes meios tais como pintura, escultura, vídeo, 3D, Realidade Virtual. Unbound explora os limites exteriores do universo fotográfico.
Damarice Amao, curadora do departamento de fotografia do Musée Nationale d'art moderne/Centre Pompidou, foi a curadora do Unbound deste ano. O tema que encabeçou esta edição foi "Alternative Realities", com o propósito de as obras escolhidas "refletirem abordagens assertivas, exigindo uma reflexão sobre as imagens e o seu impacto", disse Damarice Amao. Desta forma, é dado um papel ativo ao espectador, tornando-o um elemento destas realidades alternativas criadas pelos artistas.
“
"Muitos jovens fotógrafos estão a explorar formas na fotografia. Ou voltaram aos métodos tradicionais ou incorporaram a fotografia na escultura, mas mais recentemente essa procura pela forma tem vindo a aumentar cada vez mais"
”
"Alternative Realities" oferece a visão do trabalho dos ilustres artistas Jaya Pelupessy, Neoza Goffin, Marcin Dudek, Jaehun Park e Poulomi Basu. Segundo Damarice, estes projetos questionam a construção da imagem numa era digital, outros são guiados por subtextos íntimos e autobiográficos e há também espaço para instalações que convidam o espectador a fazer parte da narrativa.
CONHECE OS ARTISTAS
JAYA PELUPESSY
Jaya Pelupessy é uma fotógrafa holandesa que investiga o estatuto do meio. No centro do seu trabalho estão os processos que conduzem a imagens autónomas; uma análise de até que ponto o próprio processo e a visibilidade desse processo fortalece, invalida, ou entrega novas imagens autónomas.
NEOZA GOFFIN
Neoza Goffin é uma artista interdisciplinar que explora como a fusão de rituais e arte baseados no toque pode ser utilizada para a transformação psicológica. As práticas baseadas no tacto exploram as camadas subtis de energia sexual através de exercícios com o toque.
MARCIN DUDEK
Marcin Dudek é um artista que cria performances, instalações, objetos, e colagens. Nasceu em 1979 e vive e trabalha em Bruxelas e Cracóvia. Na sua prática artística, cria principalmente situações baseadas num confronto entre o mundo da violência e o mundo da arte.
JAEHUN PARK
Jaehun Park é Escultor Digital, Animador, Simulador. Ele utiliza animação gráfica tridimensional por computador para revelar a realidade fabricada no espaço virtual. Ele cria um cinematógrafo realista mas fabricado no espaço virtual 3D. E liga estas estruturas capitalistas a paisagens pós-Apocalípticas e cenários infernais rodeados de objetos celestiais de alegria e dor.
POULOMI BASU
Poulomi Basu é uma artista transmídia indiana, fotógrafa e activista. O seu nome soa como “siga-me”, em inglês “follow-me” com um 'P' em vez de 'F'. O trabalho de Poulomi tornou-se amplamente conhecido por defender os direitos das mulheres.
Esta é uma parceria entre a Unbound, Canal180 e o British Journal of Photography.
Lê mais sobre a primeira edição da Unbound aqui.
Este artigo foi escrito por Carolina Ribeiro
editado por Carolina Ribeiro, produzido por Nicole Gonçalves
filmado por Bauti Godoy, Carolina Ribeiro e Nicole Gonçalves e com grafismos por João Parra
Alternative Realities foi produzido em colaboração com a nova secção da Unseen, Unbound, e com o British Journal of Photography.
Um agradecimento especial ao Roderick van der Lee. Publicado em Novembro de 2022.
Outros em
VER TODOS