Mac DeMarco

Canadiano multi-instrumentalista e artista multimédia, Mac DeMarco surgiu da obscuridade completa com o heterónimo Makeout Videotape. Depois de terminar o secundário, em 2008, mudou-se da cidade natal, Edmonton, para os climas mais quentes de Vancouver e lançou individualmente “Heat Wave”, uma coleção de músicas que escreveu e gravou, enquanto se sentia aborrecido e apático no seu novo ambiente.

A edição limitada do álbum foi logo vendida e Makeout Videotape começou o percurso das atuações ao vivo, com mais dois músicos, Alex Calder e Jenn Clement. A banda ganhou logo reconhecimento regional, assinou pela editora Unfamiliar Records e no inverno de 2009 seguiu em tour com os colegas de discográfica Japandroids.

Os concertos locais e regionais enquanto Makeout Videotape continuaram durante alguns anos, assim como o lançamento de novas músicas, fosse em formato digital ou ao vivo. DeMarco começou também a produzir alguns vídeos estranhos e psicadélicos, alguns mesmo pertencentes à banda. Em 2012, numa mudança radical Mac DeMarco grava Rock and Roll Night Club em nome próprio e com selo da Captured Tracks.

Mac DeMarco visitou Portugal pela primeira vez a convite do Canal180, para ser um dos artistas do 180 Creative Lab Guimarães 2013. Entretanto, DeMarco voltou a Portugal para o Vodafone Paredes de Coura 2014 (onde o Canal180, em parceria com a estadunidense Pitchfork, filmou o episódio da série ENTREVISTA, que podes ver em baixo).

Aproveita para ver o vídeo “Let My Baby Stay”, realizado por Hiro Murai em Guimarães, e o 180ID Mac DeMarco, realizado no Chile por Joaquín Mora, numa colaboração com o Canal180.

 

Rede de Criadores