Andreas Johnsen

Andreas Johnsen (Dinamarca, 1974) é um dos maiores representantes de uma nova geração de realizadores que viaja por todo o mundo à procura de novas histórias para contar.

Com oito filmes no currículo, produzidos durante as suas viagens frequentes entre Europa-América-África, o realizador explora vários fenómenos culturais, mostrando a perspectiva de alguém que mergulha profundamente em diferentes comunidades e nas suas respectivas personagens.

Através de novas linguagens estéticas e construções narrativas, e sem se deixar render aos dispositivos técnicos, Andreas Johnsen foca-se em temas tão variados como a revolução digital dos últimos anos na Europa e nos Estados Unidos (em “Good Copy, Bad Copy”), o surgimento de novas formas de expressão artística, como o grafiti (em “Inside Outside”), e manifestações culturais específicas e idiossincráticas, como um salão de dança jamaicano (em “Man Ooman”) ou o funk brasileiro (em “Mr Catra”). Andreas Johnsen fez uma viagem única no universo do documentário, mostrando uma rara capacidade de expor e compartilhar personagens e contextos reais de uma forma fiel e rítmica.

 

Vê em baixo um pequeno documentário sobre o Andreas Jonhnsen produzido pelo Canal 180.

Rede de Criadores